Você conhece a Medicina Família e Comunidade?  

Curiosidades sobre Médico Familia e Comunidade

 

COMO É A ATUAÇÃO DO MFC?

A MFC atende pessoas em todas as etapas do ciclo de vida, desde recém nascidos, acompanhando crianças, adultos, gestantes e os idosos! Além disso, também atende demandas gerais de saúde, recebendo demandas diversas e de qualquer parte do corpo!

Por causa disso, essa especialidade é muito capacitada para cuidar de condições de saúde mais comuns e que têm mais impacto para a população. Também presta assistência aos estágios iniciais de qualquer condição de saúde e é mantido o acompanhamento mesmo após um possível encaminhamento a outra especialidade, se necessário.

Outra parte central da Medicina de Família e Comunidade é o grande destaque às medidas de prevenção de doenças e na promoção da melhoria na qualidade de vida. Nesse sentido, o estímulo aos hábitos de vida saudáveis e os exames de rastreio são ferramentas importantíssimas para essa especialidade.

POR QUE O NOME “MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE”?

A Medicina Família e Comunidade busca enxergar a pessoa como um todo, compreendendo o impacto que as questões sociais têm sobre a saúde ou a doença: não são especialistas em doenças ou órgãos, e sim em pessoas, suas famílias e suas comunidades.

Muitas vezes, o conhecimento do contexto familiar e social e o entendimento da pessoa para além da doença permite decisões clínicas personalizadas, que por isso são mais efetivas.